Actas del Primer Congreso Nacional de Filosofía
 
Mendoza, Argentina 1949

‹‹‹   a   b   c   d   e   1   2   3   4   5   6   I   II   III   IV   V   VI   VII   VIII   IX   X   XI   XII   XIIIImprima esta página Avise a un amigo de esta página   ›››

 
A. Carneiro Leão, A área cultural e a tendência crescente para o internacionalismo | Mendoza 1949

A. Carneiro Leão

A área cultural e a tendência crescente para o internacionalismo

Actas del Primer Congreso Nacional de Filosofía (Mendoza 1949), Universidad Nacional de Cuyo, Buenos Aires 1950, tomo III, págs. 1686-1694.
(Sesiones: IX. Filosofía de la historia, la cultura y la sociedad.)

Sabido que o homem só pode viver em sociedade, surge o problema da compreensáo dos ambientes aos quais êle pertence e se vincula: ambientes próximos e ambientes distantes.
Nas organizaçóes políticas federativas o funcionamento do Estado já habituou o individuo à idéia e ao fato de pertencer a vários meios diferentes em uma ordem concêntrica perfeita. Cidadáo de sua cidade, de sua província e de seu país, o homem aceita e estima os laços que o prendem aos âmbitos culturais e sociais, do Município, do Estado e da Federaçao e nao estranha a soma de deveres por êle devida a cada qual, a sua funçao de socius consciente e ativo das tres sociedades com direitos e obrigaçóes correspondentes a todas elas.
Aquí o problema inicial é a área de cultura. É de sua compreensáo que dependerá a afirmaçao do tipo cultural, de suas relaçoes e dos seus deveres e direitos com as áreas mais amplas e mais gerais.

Facsímil del original impreso de esta parte en formato pdf
 


filosofia.org
Proyecto Filosofía en español
© 2008 filosofia.org
Primer Congreso Nacional de Filosofía
Mendoza, Argentina 1949
filosofía administrada