Actas del Primer Congreso Nacional de Filosofía
 
Mendoza, Argentina 1949

‹‹‹   a   b   c   d   e   1   2   3   4   5   6   I   II   III   IV   V   VI   VII   VIII   IX   X   XI   XII   XIIIImprima esta página Avise a un amigo de esta página   ›››

 
Jamil Almansur Haddad, Axiologia e crítica literária | Mendoza 1949

Jamil Almansur Haddad

Axiologia e crítica literária

Actas del Primer Congreso Nacional de Filosofía (Mendoza 1949), Universidad Nacional de Cuyo, Buenos Aires 1950, tomo III, págs. 1475-1479.
(Sesiones: VII. Estética.)

O valor literário é uma faceta do valor estético e portanto a crítica das obras literarias, pelo que encerra de apreciagáo e tentativa de julgamento, é um processo de valoraçáo e como tal mergulha no dominio pleno da axiologia.
O crítico de literatura nao pode prescindir da posse de um conceito claro de valor. A sua opçao, em última análise, tem que se fazer entre as duas grandes ramificaçóes do pensamento axiológico: subjectivismo e relativismo do valor ou entáo a objetividade e a absoluteidade do valor.
Evidentemente, a tendencia objectivista é a que reúne as últimas preferencias dos filósofos. Preferimos, todavía, encarar o problema, mais específicamente, do ángulo do crítico literario. A objectividade do valor torna impossível a pratícabilidade de uma crítica fundamentada nos valores, crítica axiológica por conseguinte. É que aquí surge o problema tormentoso da captaçao dos valores. Captamos uma pequeña serie de valores. «A conciencia axiológica do homem» —diz Johannes Hessen— «assemelha-se a uma calota luminosa que só pode iluminar alternadamente uma única zona do Cosmos dos valores».

Facsímil del original impreso de esta parte en formato pdf
 


filosofia.org
Proyecto Filosofía en español
© 2008 filosofia.org
Primer Congreso Nacional de Filosofía
Mendoza, Argentina 1949
filosofía administrada